Central tcheca de turismo – CzechTourism

A República Tcheca é um destino moderno e dinâmico de uma história rica de belezas naturais únicas. 

A agência CzechTourism e a central tcheca de turismo-CzechTourism, sua representação estrangeira, sucedem em apresentar o país para o mercado interno e externo. É uma agência executiva, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e foi fundada em 1993. Entre parceiros importantes da agência estão as regiões turísticas nacionais, cidades, vilas e  também entidades empreendedoras.

Visões e objetivos

A agência tcheca de turismo - CzechTourism age no ramo do turismo da República Tcheca, desenvolvendo várias atividades principais na promoção do turismo nos mercados nacional e internacional. 

A agência CzechTourism tem como visão principal a contribuição à formação de uma nova percepção da República Tcheca, e sobretudo sua transformação de um destino de caráter pós comunista para um atrativo destino turístico. Essa é a razão porque a agência visa convencer os clientes nacionais e estrangeiros de que venham descobrir as belezas da República Tcheca. A agência quer mostrar, que além da capital Praga, que goza de uma fama mundial extraordinária, há no país outras regiões ainda não conhecidas, porém de uma grande capacidade turística. Entre outros objetivos da agência CzechTourism destacam o aumento do número de turistas que voltam a visitar o país mais vezes e a satisfação dos turistas. 

Mercados de procedência

Os principais mercados de procedência dos turistas que chegam a República Tcheca incluem tradicionalmente Alemanha, Reino Unido, Rússia, Itália, EUA, Polônia, Eslováquia, França, Espanha, Países Baixos, Áustria ou Japão. A participação dos principais mercados se tem mantido mais ou menos no mesmo nível, com poucas exceções (por ex. Alemanha, Rússia).

Gradualmente está crescendo o número e a percentagem de chegadas e pernoites dos turistas provenientes da Rússia e de novos mercados europeus, por exemplo da Croácia, Romênia, Eslovênia ou Turquia. Em termos de novos mercados não europeus, o maior dinamismo foi registrado no caso de Coreia do Sul, China e Brasil.

A importância dos mercados de procedência deve ser avaliada segundo o gasto médio diário. Entre os mercados de procedência com o gasto médio diário mais alto está, EUA, Reino Unido, Itália, Japão, França, Espanha e também Noruega, Dinamarca e Suécia.

Campanhas de marketing

Os atrativos destino turísticos na República Tcheca apresentam no mercado nacional e internacional através da campanha denominada „república Tcheca: um país de histórias“. Histórias envolventes na qual os visitantes descobrem, encontram e vivem na própria carne visitando os locais raros. 

A agência CzechTourism ao promover turismo na República Tcheca, põe em foco os seguintes temas:

  • Viajar para conhecer, que apresenta os elementos culturais únicos, como patrimônio sacral, arquitetura urbana ou tradições populares e gastronômicas. Além de Praga, o projeto focaliza em outras cidades que oferecem suas histórias, como Brno ou Olomouc.
  • Viajar pelo campo, promovendo sobretudo outdoor de atividades não extremas para verão ou inverno.
  • Viajar para gozar a saúde baseado na fama mundial da indústria balneária tcheca e no turismo medicinal.
  • MICE – turismo de incentivo e de congressos

A agência CzechTourism, promovendo a República Tcheca como um destino turístico interessante, também aproveita projetos do Programa integrado operacional, financiado pelos fundos da União Europeia. Os projetos individuais visam apoiar o turismo doméstico e turismo receptivo, apresentar a gastronomia, tradições, costumes tchecos, ou o turismo cinematográfico.

Ferramentas de promoção

A CzechTourism apresenta a República Tcheca em várias feiras, e por meio do serviço publicitário promove os agentes ativos do setor de turismo. Além dessa atividade, a agência publica vários panfletos e mapas, de alta qualidade gráfica e de fácil orientação, que oferecem informações úteis sobre destinos turísticos olhados de variada perspetiva temática. 

Um elemento importante da propaganda da República Tcheca no estrangeiro consiste na apresentação direta da capacidade turística do país realizada em forma de diferentes aspectos temáticos. Viagens turísticas organizadas para jornalistas e operadores turísticos estrangeiros. A agência também apoia importantes eventos nacionais, mais organiza seus próprios eventos, sendo exemplos deles o IceWined Monde, um concurso internacional de vinhos de palha e vinhos de uvas congeladas, ou Tourfilm, um festival de cinema.

O site da agência faz parte indispensável da promoção nacional e internacional da República Tcheca. O portal www.czechtourism.com representa o país através de vários produtos individuais que atrai novos visitantes por meio das histórias mais complexas das cidades, das personalidades, da arquitetura e da paisagem.

Sucursais fora do país

A República Tcheca é representada pelas 21 sucursais estrangeiras da agência CzechTourism, situadas em alguns países europeus, entre outros na Alemanha, na Grã-Bretanha e na Espanha, e nos países fora da Europa, como China, Brasil e Estados Unidos da América.

O principal objetivo da rede de sucursais da CzechTourism no estrangeiro é a divulgação da República Tcheca nos respetivos mercados, propagando uma percepção adequada da marca desse destino e estimular o crescimento do número de turistas estrangeiros recebidos pelo país. Estas sucursais realizam um vasto leque de atividades de propaganda. Entre suas principais ferramentas estão as campanhas (on-line, print e outdoor), viagens tipo press e famtrip, road show, participação nas feiras, eventos publicitários, organização de eventos de caráter semelhante e de workshops, cooperação com outros agentes estrangeiros e domésticos, criação e desenvolvimento de contatos com parceiros estratégicos.

Czech Convention Bureau

Czech Convention Bureau (CzCB) tem como missão divulgar a República Tcheca no ramo de turismo, de incentivo e de congresso nos mercados nacional e internacional. CzCB desenvolve uma cooperação estreita com escritórios regionais, coordena as atividades nas regiões, contribuindo para que o potencial de turismo de congresso da República Tcheca seja aproveitado ao máximo.

O turismo de incentivo e de congresso (conhecida também sob letras de M.I.C.E.) é uma das formas de turismo mais benéficas em termos econômicos. Segundo dados estatísticos da ICCA (International Congress and Convention Association) o nível do gasto médio diário por um participante de congresso excede USD 2.600, um triplo do gasto médio diário dum turista comum. A cidade de Praga ocupa tradicionalmente um dos primeiros lugares nas listas das cidades convenientes para congressos.

Instituto de turismo da República Tcheca

O Instituto de turismo é um novo departamento da agência CzechTourism. Sua missão consiste em proporcionar serviços analíticos, informativos e noticiosos para outras entidades constituintes da agência, e para o público tanto profissional, quanto comum. O Instituto disponibiliza regularmente informações sobre o estado atual e do desenvolvimento provável do mercado de turismo na República Tcheca, assegura a distribuição regular de informações sobre o estado atual e o desenvolvimento provável do mercado de turismo internacional, por meio da cooperação com o setor privado aplicando em forma prática conhecimentos adquiridos, contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção da competitividade sustentável da República Tcheca no setor de turismo.

Favoritos